Teórico – Práticas: TEÓRICO PRÁTICAS OBRIGATÓRIAS: todas as atividades de 1o ano relacionadas ao ambulatório (AMB) são prático-teóricas (tabela abaixo).
Estágios em Serviços: ESTÁGIOS EM SERVIÇO: (descrição das atividades, carga horária e formas de supervisão). Rodízio de acordo com a grade abaixo:
1º ano Enfermaria da UCECA 184h direta Visita clínica, avaliação e reprogramação dos DCEIs. Indicação de anticoagulação.
Enfermaria da ARR 96h direta Visita clínica, avaliação e condução dos casos.
Indicação de anticoagulação.
Interconsulta 192h direta Avaliação dos casos de arritmia para indicação de implantes e trocas de DCEIs, em todas as unidades da instituição e complexo HC/ICESP.
AMB da UCEC 320h direta Atendimento ao paciente com enfoque no diagnóstico e tratamento clínico das Bradiarritmias, Indicações de implante e trocas de DCEIs. Avaliação eletrônica, programações e reprogramações dos DCEIs. Manipulação de programadores
AMB da ARR 480h direta Atendimento ao paciente com enfoque no diagnóstico e tratamento clínico da arritmias cardíaca, indicação de tratamento invasivo por EEF, além de interpretação de testes genéticos. Ambulatórios: Síncope / Tilt Test, Didático de Arritmias e Arritmias Genéticas.
AMB da Eletrofisio 320h direta Atendimento ao paciente com enfoque no diagnóstico e tratamento invasivo das bradi e taquiarritmias. Ambulatórios de Arritmia Ventriculares, Fibrilação Atrial, Arritmias Pediátricas e Pós-Ablação.
Serviço Holter 160h direta Diagnóstico das bradi e taquiarritmias e correlação dos sintomas por eletrocardiograma de longa duração
Reuniões 168h direta Aulas expositivas, discussão de casos clínicos, seminários, aulas técnicas para manuseio de programadores
Seminários: reuniões técnicas e científicas semanais, às terças-feiras das 12:30-13:30, às quinta-feiras das 12:30-14:00 e às sextas-feiras das 12:00-13:00 (programação distribuída no início do período letivo) durante 48 semanas, totalizando 84h.
Obs: Os seminários de estimulação cardíaca são realizados das 07:00 às 08:00h às terças-feiras de acordo com o agendamento prévio.
Trabalho de Campo: Programação Teórica:
Programação continuada de aperfeiçoamento em arritmias, marcapasso, ressincronizador cardíaco e cardio-desfibrilador implantável. Avaliação pré-operatória, intra-operatória e pós-operatória do paciente com indicação de tratamento cirúrgico das arritmias e insuficiência cardíaca. Aulas semanais com temas, programas e seminários pré-definidos.
Reunião específica semanal com discussão de casos, protocolos de pesquisa dos estagiários e de novos produtos.
Curso técnico sobre princípios de engenharia aplicados à estimulação cardíaca artificial.
Programação Prática
Estágio em ambulatórios especializados de estimulação cardíaca artificial, arritmias clínicas e disautonomia;
Estágios em serviços diagnósticos de Holter e Tilt teste;
Estágio em enfermaria especializada;
Acompanhamento de Estudos Eletrofisiológicos e Ablação por Cateter.
Optativas: participação em protocolos de pesquisa e curso de extensão com manuseio de dispositivos específicos.
Possibilidades de complementação (30 dias) em serviços no exterior após conclusão do estágio (custeio por conta própria).
Outras Atividades: Programadas (descrição): participação em congressos e simpósios da especialidade, como apresentador de trabalho executado pelo estagiário.