Teórico Práticas Obrigatórias: 40 horas semanais de estágio teórico – prático desenvolvidas em ambulatório, sala de procedimentos ambulatoriais, enfermaria e centro cirúrgico da Disciplina da Cirurgia Torácica da Universidade de São Paulo no Instituto do Coração (InCor), Instituto Central (ICHC) e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
Estágios em Serviço: Atendimento das atividades descritas acima. Carga horária: 8 horas diárias.
Seminários: 2 horas semanais de aulas, seminários e discussão de casos clínicos.
Trabalho de Campo: Atividade assistencial: O Grupo de Cirurgia Torácica Oncológica atende pacientes com neoplasias primárias e secundárias do pulmão, pleura, mediastino, parede torácica e traqueia. O aluno participará das atividades do grupo sob supervisão de um médico-assistente em todas as fases do atendimento: ambulatório, centro cirúrgico e enfermaria. (carga horária: 6 horas diárias)
Atividade Científica: Participação nas reuniões semanais e participação nas discussões de casos clínicos. Discussão, elaboração e condução de protocolos de estudos. Apresentação de casos, aulas e revisões de temas ligados à oncologia torácica. A avaliação do aluno será realizada pelo desempenho, assiduidade e ética profissional. Trimestralmente, o aluno será avaliado e apresentará relatório objetivo das atividades desenvolvidas. (carga horária 2 horas diárias)
Atividades Optativas: Poderá participar de atividades optativas tais como: Congressos da especialidade, Cursos de treinamento, desde que seja em comum acordo com a coordenação do estágio. A carga horária da atividade optativa será aceita pela coordenação do estágio e devidamente contabilizada.
Outras Atividades: Reunião Mensal de Estatística, Reunião Semanal de Pesquisa Clínica, Reuniões Clínicas semanais da Disciplina de Cirurgia Torácica e da Disciplina de Pneumologia.
Atividades Práticas:
1) atendimento ambulatorial em oncologia torácica
2) Participação em procedimentos cirúrgicos: lobectomia com ressecção de parede torácica, lobectomia videotoracoscópica, ressecção de tumores do sulco superior, ressecções pulmonares associadas a reconstrução vascular ou brônquica, pleuropneumonectomia, videomediastinoscopia, ressecções complexas de tumores mediastinais, vertebrectomias em bloco e desobstruções brônquicas.
3) Acompanhamento de pacientes em enfermaria
4) Participação em procedimentos ambulatoriais: punções, drenagens e biópsias guiadas por ultrassom, pleurodese ambulatorial.