Cirurgia de Traquéia e Endoscopia Respiratória Terapêutica
- SOBRE O PROGRAMA
- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- AVALIAÇÃO E BIBLIOGRAFIA
- CONTATO
- INVESTIMENTO
- PROCESSO SELETIVO
Departamento: Cardiopneumologia
Data de Início: 06/03/2025
Data de Término: 28/02/2026
Duração em Anos: 1 ano
Carga Horária Total: 1440 horas
Carga horária semanal: 30h
Nº de vagas oferecidas: 01
COORDENAÇÃO
Coordenador: Dr. Helio Minamoto
Vice-Coordenador: Dr. Paulo Francisco Guerreiro Cardoso
2º Vice Coordenador: Dr. Benoit Jacques Bibas
Requisito para Ingresso:
1. Residência Médica Completa em Cirurgia Torácica, reconhecida pela CNRM.
2. Médicos com curso de especialização com carga horária equivalente a residência médica.
Forma de Seleção: Prova escrita, Entrevista, Análise de Currículo Lattes.
Estágio teórico - prático na assistência aos pacientes desenvolvidas em enfermaria, ambulatório, serviço de endoscopia respiratória, centro cirúrgico.
Atividades Práticas: atendimento de pacientes do grupo de traqueia da Disciplina de Cirurgia Torácica; atendimento de endoscopias respiratórias terapêuticas do Serviço de Endoscopia Respiratória; atendimento em enfermaria de pacientes do grupo de traqueia da Disciplina de Cirurgia Torácica; atendimento de pacientes através de Telemedicina (Tele-traqueia); participação em trabalhos e projetos de pesquisa realizados pela Disciplina de Cirurgia Torácica; participação em trabalhos e projetos de pesquisa realizados em cooperação com outras disciplinas.
Trabalho de Campo (descrição das atividades):
Atividade assistencial: O grupo de traqueia da Disciplina de Cirurgia Toracica atende pacientes adultos e pediátricos portadores de afecções traqueobrônquicas em tratamento na instituição ou que sejam encaminhados com essa finalidade. As atividades assistenciais do aluno poderão ocorrer no atendimento e acompanhamento ambulatorial e no acompanhamento de internação desses pacientes. As atividades em procedimentos de endoscopia respiratória intervencionista e tratamento cirúrgico em pacientes atendidos no ambulatório, sempre sob a supervisão direta de um médico-assistente. As atividades no período pós-operatório incluem o acompanhamento das visitas diárias na unidade de recuperação pós-operatória e posteriormente na enfermaria até a alta hospitalar. Atendimento de pacientes através do programa de Telemedicina InCor-HCFMUSP (Tele-traqueia).
Atividade Científica: Reuniões clínicas semanais da Disciplina de Cirurgia Torácica, do Serviço de Endoscopia Respiratória e reuniões conjuntas com a Disciplina de Pneumologia. Participação nas discussões de casos clínicos. Discussão e elaboração de protocolos de estudos. Apresentação de casos, aulas e revisões de temas ligados a afecções da traqueia e vias aéreas.
Estágio teórico - prático na assistência aos pacientes em enfermaria, ambulatório, serviço de endoscopia respiratória, centro cirúrgico.
Trabalho de Conclusão de Curso: O aluno deverá durante o período de estágio desenvolver e concluir um trabalho a ser apresentado em congresso da especialidade e publicado em revista científica internacional ou nacional. Atividades Práticas: atendimento ambulatorial de pacientes do grupo de traqueia da Disciplina de Cirurgia Torácica; atendimento ambulatorial de endoscopias respiratórias terapêuticas do Serviço de Endoscopia Respiratória; atendimento em enfermaria de pacientes do grupo de traqueia da Disciplina de Cirurgia Torácica; atendimento de pacientes ambulatoriais através de Telemedicina (Tele-traqueia); participação em trabalhos e projetos de pesquisa realizados pela Disciplina de Cirurgia Torácica; participação em trabalhos e projetos de pesquisa realizados em colaboração com outras disciplinas e departamentos do InCor-HCFMUSP.
Estágio em serviço:
Descrição das atividades: Atendimento das atividades descritas acima. Carga horária: 8 horas diárias. Formas de supervisão: O estágio será supervisionado pelo Coordenador, Vice coordenadores e médicos-assistentes da Disciplina de Cirurgia Torácica. Serão respeitados os critérios de pontualidade, assiduidade e ética profissional.
Seminários:
Atividade de 2 horas semanais distribuídas em seminários e cursos de atualização.
Trabalho De Campo:
Atividade assistencial: O grupo de traqueia da Disciplina de Cirurgia Toracica atende pacientes adultos e pediátricos portadores de afecções traqueobrônquicas em tratamento na nossa instituição ou que sejam encaminhados com essa finalidade. As atividades assistenciais do aluno poderão ocorrer no atendimento e acompanhamento ambulatorial e no acompanhamento de internação desses pacientes. As atividades em procedimentos de endoscopia respiratória intervencionista e tratamento cirúrgico em pacientes atendidos no ambulatório de cirurgia eletiva; sempre sob a supervisão direta de um médico-assistente do grupo. As atividades no período pós-operatório incluem o acompanhamento das visitas diárias na unidade de recuperação pós-operatória e posteriormente na enfermaria até a alta hospitalar. Atendimento de pacientes através de Telemedicina (Tele-traqueia).
Atividade Científica: Participação nas reuniões semanais e participação nas discussões de casos clínicos. Discussão e elaboração de protocolos de estudos. Apresentação de casos, aulas e revisões de temas ligados a afecções traqueobrônquicas. A avaliação do aluno será realizada pelo desempenho, assiduidade e ética profissional. O aluno será avaliado e apresentará relatório objetivo das atividades desenvolvidas.
Formas de supervisão: O estágio será supervisionado pelo Coordenador, Vice-coordenadores e médicos-assistentes da Disciplina de Cirurgia Torácica. Serão respeitados os critérios de pontualidade, assiduidade e ética profissional.
Atividades Optativas:
Poderá participar de atividades optativas tais como: Congressos da especialidade, Cursos de treinamento, desde que seja em comum acordo com a coordenação do estágio. A carga horária da atividade optativa será aceita pela coordenação do estágio e devidamente contabilizada.
Outras Atividades: Reuniões Clínicas semanais da Disciplina de Cirurgia Torácica, do Serviço de Endoscopia Respiratória e da Disciplina de Pneumologia.
Forma De Avaliação:
O estágio será supervisionado pelo Coordenador, Vice-coordenadores e médicos-assistentes da Disciplina de Cirurgia Torácica. Serão respeitados os critérios de pontualidade, assiduidade e ética profissional.
Critérios De Aprovação:
- Mínimo nota 7,0
- Frequência mínima 85%
BIBLIOGRAFIA:
1. Grillo, HC – Ed. Surgery of the Trachea and Bronchi. Hamilton, Ontario: BC Deker Inc, 872 p, 2004.
2. Pearson's Thoracic Surgery - STS 2020 – Ebook
3. Shields, TW – Ed. General Thoracic Surgery. Baltimore: Williams & Wilkins, 815 a 858, 2000.
4. Holinger, LD – Ed. Pediatric Laringology & Bronchoesophagology. Philadelphia, New York: Lippincott – Raven, 402p, 1997.
5. Prakash, UBS – Ed. Bronchoscopy. New York: Raven Pressm, 1994.
Secretária Administrativa: Deborah Marques do Nascimento
E-mail: deborah.marques@incor.usp.br
Telefone: (11) 2661-5708
DATA DA PROVA ESCRITA: 22/11/2024
LOCAL/HORÁRIO: 09H30 - SALA DE AULA DA PNEUMOLOGIA DO 6° ANDAR - BLOCO II - INCOR
DATA DA ENTREVISTA: 22/11/2024
HORÁRIO/LOCAL: APÓS A PROVA - SALA DE AULA DA PNEUMOLOGIA DO 6° ANDAR - BLOCO II - INCOR
OBSERVAÇÕES: ENVIAR CURRICULUM LATTES ATÉ 14/11/2024 - PARA: MINAMOTO@USP.BR