Bate Papo

Bate-Papo InCor Dislipidemias faz parte de uma série produzida em parceria cientifica do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP com a Libbs Farmacêutica, sob a coordenação do Prof. Dr. Raul dos Santos Dias. Por meio de podcasts, convidados debatem sobre aspectos relevantes ao Tema.

Estratégias de aumento de adesão do paciente ao tratamento

A adesão medicamentosa passou a ser um grande desafio com o aumento da complexidade dos pacientes, do maior número de comorbidades e da necessidade do uso de medicações simultâneas. Neste Bate-papo InCor, os cardiologistas Dr. Francisco Akira e Dr. Luiz Bortolotto, Diretor da Unidade de Hipertensão, falam sobre estratégias para aumentar essa adesão. Episódio desenvolvido em 2020.

Veja mais

Avaliação de risco cardiovascular

As dislipidemias são o principal fator de risco para doença arterial coronária, que é a causa número um de morte no mundo. O diagnóstico adequado e o tratamento são essenciais para a prevenção cardiovascular. Os cardiologistas Dr. Vagner Madrini, da Unidade Clínica de Miocardiopatias e Doenças da Aorta, e do Dr. Márcio Miname, da Unidade Clínica de Lípides, discutem o papel da redução do colesterol na prevenção cardiovascular. Episódio desenvolvido em 2020.

Veja mais

Hipercolesterolemia familiar

A dificuldade de diagnóstico da hipercolesterolemia familiar, colesterol alto de origem genética que afeta 1 a cada 250 pessoas no mundo, é um desafio clínico de grande repercussão. O episódio traz os cardiologistas Dr. Francisco Akira, da Unidade Clínica de Medicina Interdisciplinar, e Dra. Viviane Rocha Giraldez, da Unidade Clínica de Lípides, para debate à luz das recentes pesquisas no diagnóstico e tratamento da doença. Episódio desenvolvido em 2020.

Veja mais

Papel da redução do colesterol na prevenção cardiovascular

Os cardiologistas Dr. Vagner Madrini, da Unidade Clínica de Miocardiopatias e Doenças da Aorta, e o Prof. Dr. Raul Santos Dias, diretor da Unidade Clínica de Lípides do InCor, debatem os recentes estudos sobre o papel da redução do colesterol na prevenção cardiovascular. Episódio desenvolvido em 2020.

Veja mais

Segurança das estatinas

Qual o efeito colateral das estatinas e quando elas são indicadas para a prevenção primária e secundária? Não perca as respostas a estas e outras questões fundamentais do tratamento das dislipidemias, neste último episódio do Bate-Papo InCor, com as participações dos cardiologistas do Instituto do Coração Dra. Viviane Rocha Giraldez, da Unidade Clínica de Lípides, e Dr. Vagner Madrini, da Unidade Clínica de Miocardiopatias e Doenças da Aorta.

Este episódio é o último de uma série de 5 edições, desenvolvidas no decorrer de 2020.

Veja mais

Colesterol do sangue e doença cardiovascular: da teoria à prática

Neste episódio do Bate-Papo InCor dislipidemias, os cardiologistas do Instituto do Coração, Prof. Raul Dias dos Santos, diretor da unidade clínica de Lípides, e o Dr. Caio de Assis Moura Tavares, da unidade de Cardiogeriatria, abordam a relação do colesterol e a doença cardiovascular, o papel do LDL entre outros importantes assuntos. Episódio desenvolvido em 2021.

Veja mais

Prevenção da Aterosclerose em portadores de Diabetes

O episódio traz os cardiologistas Dr. Caio Ulisses Tavares, da Unidade de Cardiogeriatria, e o Dr. Márcio Miname, da Unidade de Lípides, para falar sobre a relação dessa doença metabólica com os problemas coronários. Por que os diabéticos já são caracterizados de antemão como de alto risco cardiovascular? O que na fisiologia da aterosclerose justifica esse alerta e relevância da condição no desenvolvimento de doença cardiovascular nesses pacientes? Episódio desenvolvido em 2021.

Veja mais

Doença renal crônica e doença cardiovascular

O paciente com doença renal crônica apresenta uma série de peculiaridades no manejo de doença cardiovascular concomitante. É um subgrupo único, em que demanda ajuste de dosagens de algumas medicações, contraindicações a outras classes de fármacos, metas pressóricas individualizadas e maior risco cardiovascular. Neste episódio os cardiologistas do Incor  Dr. Caio Tavares e Dr. Luciano Drager falam sobre importantes questões sobre o tema. Episódio desenvolvido em 2021.

Veja mais

O que há de novo nas terapias hipolipemiantes

Neste episódio o Prof. Dr. Raul Santos, Diretor da Unidade de Lípides, e Dr. Caio Tavares, da Cardiogeriatria, discutem novas opções de fármacos hipolipemiantes, abordando anticorpos monoclonais, terapêuticas baseadas em RNA, ômega-3, dentre outras, pontuando as evidências científicas e diferentes fases de pesquisa clínica em que estes medicamentos se encontram, além de abordar perspectivas futuras para redução do risco cardiovascular atribuído às lipoproteínas. Episódio desenvolvido em 2021.

Veja mais

Lipoproteínas ricas em triglicérides e Doença Cardiovascular

Neste episódio, Dr. Wilson Salgado, médico assistente da Unidade de Lípides, e Dr. Caio de Assis Moura Tavares, da Cardiogeriatria, abordam a importância dos triglicérides como fator de risco para doença aterosclerótica, revisando a evidência científica que estabelece essa relação, os mecanismos fisiopatológicos envolvidos e opções para manejo do paciente com hipertrigliceridemia. Episódio desenvolvido em 2021.

Veja mais

Papel do LDL-C e da hipertensão arterial na doença cardiovascular : o que dizem os estudos epidemiológicos e genéticos

Você sabe quais tipos de estudos suportam o LDL-C e a hipertensão arterial como fator de risco cardiovascular ? Quais tipos de eventos cardiovasculares se associam a hipertensão e o LDL-C elevado ? Não perca a participação dos Drs. Luiz Bortolotto (Unidade de Hipertensão), Caio Tavares (Unidade de Cardiogeriatria) e Raul Santos (Unidade de Lípides) neste episódio do bate-papo InCor, com revisão da literatura sobre o tema e com foco no impacto das terapias redutoras de LDL e da pressão arterial na redução do risco cardiovascular. 

Veja mais

Dislipidemia e hipertensão arterial no contexto da síndrome metabólica : impacto na doença cardiovascular

Existe uma grande intersecção entre síndrome metabólica, hipertensão arterial e dislipidemia, sendo a presença destas três condições crônicas muito frequente no ambulatório de clínicos gerais, endocrinologistas e cardiologistas. Os cardiologistas Dr. Heno Lopes (Unidade de Hipertensão), Dra. Viviane Rocha (Unidade de Lípides) e Dr. Caio Tavares (Unidade de Cardiogeriatria) abordam os critérios diagnósticos da síndrome metabólica, seu papel como fator de risco cardiovascular e os pilares do seu tratamento. 

Veja mais