Complementação Especializada

Complementação Especializada (PCE)

O Programa de Complementação Especializada (PCE), conhecido como Programa de Fellow – da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é voltado a médicos especialistas interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em subespecialidades. Compreende períodos de atividades teóricas, práticas e orientação.

Dedicação de 15 até 40 horas semanais de atividades práticas, conforme definição do programa.

Pré-requisito: Residência completa, credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou estágio equivalente, com carga horaria mínima de 2800h, conforme definido pelo departamento ao qual o curso está vinculado.

Início dos Programas: a partir de 01 de março de 2022.

Processo seletivo, valores de inscrição e matricula: Consulte o Cronograma 2022.

PROCESSO SELETIVO PARA OS PROGRAMAS DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA – 2022

INFORMAÇÕES GERAIS

  1. REFERENTE ÀS ORIENTAÇÕES DE INSCRIÇÃO

No período de do dia 11 de outubro a 1 de novembro de 2022, estarão abertas as inscrições para os cursos dos Programas de Complementação Especializada – FELLOW 2022.

As inscrições serão realizadas exclusivamente na modalidade online, bem como o envio de documentos do candidato e emissão de boleto para pagamento da taxa de inscrição.

1) Acessar o endereço: https://www.fm.usp.br/ccex/programas-de-formacao-profissional/complementacao-especializada
2) Acessar o sistema de inscrição online e seguir as orientações
3) Anexar no sistema, cópia dos seguintes documentos:

- CRM (BRASIL)
- Cópia do diploma ou declaração de conclusão de residência médica na área pretendida (reconhecida pela CNRM). A declaração deverá ser recente, com data de emissão inferior a 6 meses.
- Fotografia 3×4 igual e recente, com fundo neutro. Não será aceita foto social.

Para os candidatos aos Programas de Complementação Especializada que não atendem o pré-requisito de residência médica, seguem as orientações abaixo:

Poderão ser aceitos estágios com carga horária mínima semelhante à da Residência Médica, com programas e conteúdos compatíveis com a mesma. A aceitação desses estágios, com a finalidade exclusiva e improrrogável de efetuar a inscrição em Programa de Complementação Especializada, deverá ser solicitada à Comissão de Ensino do InCor pelos candidatos interessados, acompanhada dos seguintes documentos/informações:

– Nome da Instituição promotora do curso ou estágio;
– Modalidade do Curso;
– Nome do curso;
– Carga horária semanal/anual e total;
– Programação e Conteúdo detalhados;
– Histórico escolar do interessado ou documento da instituição promotora, onde constem os programas e estágios cursados pelo candidato, com frequência e aproveitamento;
– Certificado de conclusão assinado pelo Diretor da Instituição promotora do curso ou estágio e pelo Diretor da Área do Curso ou Estágio.
– A declaração deverá ser recente, com data de emissão inferior a 3 meses.

Caberá à Comissão de Ensino do InCor elaborar parecer sobre os pedidos de aceitação de estágios para fins exclusivos de inscrição aos Programas de Complementação Especializada oferecidos pelo Departamento de Cardiopneumologia e submetê-los ao Conselho do Departamento.

Nesta situação, o candidato deverá encaminhar ao e-mail: comissaoensino@hc.fm.usp.br a documentação solicitada a ser encaminhada ao Departamento de Cardiopneumologia, até a data limite de 30 de outubro, para deliberação da inscrição. A falta de apresentação dos documentos solicitados, não validará a inscrição.

  1. REFERENTE AO PERÍODO DE PROVAS E ENTREVISTAS

O processo seletivo, que incluirá prova (escrita ou oral, de acordo com a área pretendida), entrevista e análise de currículo (Lattes), será realizado no período de 22 de novembro a 17 de dezembro, conforme cronograma no link.

  1. DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E PERÍODO DE MATRÍCULAS

A partir do dia 05/01/2022 você poderá acessar a LISTA FINAL DOS APROVADOS E CANDIDADOS EM ESPERA para os Programas de Complementação Especializada da FMUSP com atuação no InCor – Instituto do Coração.

Algumas orientações importantes:

  • A CCEX / FMUSP publicará os resultados no dia 14 de janeiro de 2022

  • Entre os dias 17 e 21/01/2022 os candidatos aprovados receberão via e-mail boleto para pagamento da taxa de matrícula com vencimento em 22/01/2022. O não pagamento implica em perda da vaga!

  • Até o dia 28/01/2022 será confirmado o pagamento da taxa de matrícula e depois desta data os candidatos em lista de espera serão convocados.